“Aqui encontrará um pouco de tudo. Aldeias Históricas, fontes termais, comunidades de montanha dedicadas ao design, as maiores ondas do mundo, castelos, canais, cerejas e vinhos. Em uma região tão multifacetada – tão impregnada de História – os viajantes irão recolher vislumbres, registros de vida e de memória, em um destino que desafia qualquer definição e que encerra uma surpresa a cada passo.”

in Center of Portugal

Sabia que Coimbra é uma óptima base para explorar a Região Centro de Portugal?

Coimbra está a menos de uma hora de carro ou comboio de outras cidades e locais na Região Centro?

Ruínas romanas de Conímbriga (16 minutos – 17 km)

Quer viajar até ao tempo dos Romanos? Então prepare-se! A poucos minutos de Coimbra fica Conimbriga. “A antiga cidade da província romana da Lusitânia é o melhor e maior conjunto de ruínas romanas em Portugal. O mais valioso e mais bem preservado achado arqueológico nacional impressiona pela sua dimensão e beleza. Cidade munida de termas, anfiteatro, fórum e aqueduto, ninguém fica indiferente aos elaborados e artísticos pavimentos das casas nobres. Com destaque, obviamente, para a Casa dos Repuxos.” In Vagamundos

Aldeias de Xisto da Serra da Lousã (50 minutos) – 42 km

Aqui o tempo parou! Não tenha pressa. Utilize todos os seus sentidos! Encha os pulmões e respire o ar puro da Serra da Lousã. Percorra as ruas sinuosas com casas feitas de xisto e perca-se pelas pitorescas lojas de artesanato ou pelos inconfundíveis paladares das típicas tabernas. Continue a caminhar e pare num dos muitos miradouros com paisagens de cortar a respiração! Não vá embora sem antes dar um mergulho numa das muitas praias fluviais com as suas impressionantes cascatas. Adepto de caminhadas? Há trilhos e passadiços para percorrer enquanto aprecia paisagens verdejantes de montanha. Adepto de BTT? Existem vários percursos e até uma aldeia, conhecida por “aldeia da grande pedalada”.

Figueira da Foz- (40 minutos – 50km)

Com o Verão à porta, nada melhor do que aproveitar as praias da Região de Coimbra. A 40 minutos de Coimbra encontra as belíssimas praias da Figueira da Foz. Acompanhados pelo maior rio exclusivamente português, o Mondego, siga viagem até à foz, para recuperar energias nos seus extensos areais dourados. Pelo caminho, deixe-se surpreender pelos encantos de paisagens naturais, seguindo os trilhos da Rota dos Castelos e Muralhas do Mondego. Se é fã de Surf, pegue na prancha e deleite-se com a maior onda direita do mundo na praia.

Bairrada, Serra do Bussaco e Curia (30 minutos – 32Km)

A Serra do Bussaco é um sítio mágico, que no século XVI foi protegido por decreto papal e transformado em retiro monástico isolado do resto do mundo. Mas há outros percursos que nos levam a conhecer árvores centenárias, muitos lagos e cruzeiros, em que vamos encontrar lugares que permanecerão na nossa memória como o Vale dos Fetos ou a Fonte Fria. Entre a majestosa floresta do Bussaco encontramos as estâncias termais do Luso e da Curia. As Termas do Luso, cuja nascente fornece uma das águas minerais de mesa mais consumidas no país, datam do final do século XIX, embora as propriedades terapêuticas das águas já fossem conhecidas um século antes. A cerca de 15 quilómetros, encontrará as Termas da Curia. Aqui respira-se um ambiente da “Belle Époque”! E quando a aventura lhe abrir o apetite, nada melhor que um saboroso Leitão à Bairrada acompanhado por um agradável vinho regional ou do famoso espumante. Bom apetite!

Aveiro (45 minutos – 65Km)

Conhecida como a “Veneza Portuguesa”, passeie num moliceiro tradicional pelos canais da ria e observe as casas de Arte Nova que decoram as margens. Mas se preferir, aventure-se ao volante de uma BUGA, as bicicletas gratuitas disponibilizadas pelo município, que são tudo o que precisa para se deslocar pela cidade. De volta ao centro da cidade, perca-se na deliciosa doçaria regional, onde ovos e o açúcar fazem magia. Reserve ainda algum tempo para uma visita à Fábrica da Vista Alegre. Por fim, desça até à Costa Nova e deixe-se conquistar por este pedaço colorido do litoral português. Esta praia é característica devido às casas em madeira riscadas de branco e cores garridas, descendentes dos antigos palheiros que serviam de armazém e abrigo aos pescadores. Se é amante da natureza não vá embora sem antes dar um pulo à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Águeda (50 minutos – 48Km)

Águeda tem uma das ruas mais bonitas e coloridas do mundo. Não deixe de fazer uma paragem e aproveite para tirar uma fotografia verdadeiramente instagramável.

Santuário de Fátima (50 minutos – 85Km)

São muitos os lugares de oração, mas há um mundialmente conhecido chamado Santuário de Fátima. Anualmente visitado por milhares de peregrinos vindos de todo o mundo, aqui encontram o refúgio e o silêncio propício à oração.