“Visitar Coimbra é fazer a História ganhar vida, participando em algumas das mais antigas tradições do País e descobrindo os tesouros do nosso Passado. Desde as ruínas de Conímbriga ao mais percorrido Caminho Português de Santiago que passa por Coimbra, à anual Serenata naquela que é conhecida como a Cidade dos Estudantes, os viajantes mais curiosos têm uma oportunidade única nesta região para fazer parte da História através de rituais seculares, monumentos deslumbrantes e lugares mágicos.”

in Turismo do Centro

Como dizia Amália Rodrigues, Coimbra é uma lição. De sonho e tradição…

Banhada pelas águas do Mondego, Coimbra é uma verdadeira uma lição sobre a História de Portugal.

Desde a mundialmente famosa Universidade de Coimbra, ao Mosteiro de Santa Cruz, ondem jazem os dois primeiros Reis de Portugal, passando pela imponente Sé Velha muitos são os monumentos, conventos, mosteiros, igrejas e museus que poderá visitar na antiga capital do reino.

Mas Coimbra é também uma lição de tradição. Em nenhuma outra cidade portuguesa se vive o fervor das tradições académica como em Coimbra. Desde a Serenata Monumental que marca o início da Queima da Fitas, aos sinos da Torre da Universidade (a Cabra e o Cabrão) que desde o século XVI regulam a vida académica daquela que também é conhecida pela Cidade dos Estudantes.

Imortalizada pelo fado, Coimbra é também “Capital do Amor” em Portugal. Nos jardins da Quinta das Lágrimas reviva aquela que é  a mais bela e trágica história de amor portuguesa, a história de D. Pedro e Inês de Castro.

Por tudo isto, quem visita Coimbra aprende a dizer SAUDADE!

“Coimbra é uma lição

De sonho e tradição

O lente é uma canção

E a lua a faculdade

O livro é uma mulher

Só passa quem souber

E aprende-se a dizer saudade.”